INICIATIVAS
A SOPA SOLIDÁRIA

“O BANCO NUTRICIONAL E DE APTIDÃO VOCACIONAL.”

A SOPA SOLIDÁRIA, oferece, diariamente cerca de 600 Sopas, beneficiando, semanalmente, cerca de 2000 pessoas, principalmente idosos e crianças, garantindo que estes tenham, pelo menos, uma refeição condigna por dia.

Esta não é, no entanto, uma “sopa dos pobres”, mas antes uma estratégia de construção de uma alternativa de serviço social básico para a inserção e formação (pessoal e profissional) de indivíduos em situação de pobreza extrema, num contexto de exclusão social.

OBJECTIVO

Identificar (através da sopa), formar e integrar indivíduos menos favorecidos em actividades programáticas, visando promover habilidades para que estes sejam capazes de contribuir de forma sustentável, para a satisfação das suas necessidades básicas, e assim saírem duma situação de exclusão social.

HORÁRIO – TODOS OS DIAS

Das 14:00 às 21:00.
A preparação – 14:00
Primeira distribuição – 16:30 – Centro de Apoio à Velhice de Lhanguene.
Segunda distribuição – 18:00 às 21:00 – Distribuição na Rua

A SOPA SOLIDÁRIA | MASTER-CHEF
O Voluntariado de Grupo em família.

A SOPA SOLIDÁRIA MASTER-CHEF é uma iniciativa de voluntariado em Grupo: colegas, familiares e-ou amigos. Proporcionando um momento de socialização e de fortalecimento de laços de amizade e do espírito de entre ajuda com aqueles que nos são mais próximos. É, simultaneamente, um momento de sensibilização e mobilização para acções de cidadania responsável e, de exaltação da essência nossa humanidade…a Solidariedade. Através da construção de uma ponte entre os “extremos sociais”.

A SOPA SOLIDÁRIA MASTER-CHEF, realiza-se todos os sábados, das 14:00 às 20:00, inclui a preparação da SOPA e distribuição para os beneficiários da iniciativa: Centro de Apoio à velhice e vários pontos nas ruas da cidade.

A ESCOLINHA SOLIDÁRIA

Programa de literacia (Ortografia e Leitura) para crianças da 1ª à 8ª Classes do ensino público, residentes em bairros periféricos da cidade de Maputo.

OBJECTIVO

Melhoraria da ortografia e leitura de crianças do ensino primário público. Ao mesmo tempo que promove a escrita e oralidade, a escolinha busca o equilíbrio da condição nutricional destas, oferecendo alimentos nutritivos e promovendo cuidados de saúde primários.

Este é, também, um espaço ocupacional, proporcionando momentos lúdicos e socio-pedagógicos através de jogos e outras brincadeiras, resgatando os valores familiares e comunitários tradicionais.

LOCAL

Bairro dos Pescadores, Costa do Sol – Maputo.

HORÁRIO – Às Terças e Quintas-Feiras

Manhãs: das 09:00 às 11:00.

Tardes: das 14:00 às 16:00.

O PARQUINHO SOLIDÁRIO

Espaço lúdico-educativo, itinerante, para diversão e integração socio-pedagógica de crianças carenciadas. Principalmente, para a inclusão social de crianças vivendo da e na rua.

OBJECTIVO

Criar condições de socialização entre crianças, promovendo, simultaneamente o acesso a equipamentos e materiais lúdicos e pedagógicos com vista à promoção da alfabetização e expressão artística de crianças menos favorecidas, num contexto de exclusão social.

LOCAL

Parques, jardins e outros espaços públicos e comunitários.

HORÁRIO

Quartas e Sábados
Das 09:30 ás 11:00

DOE UMA HORA POR UM SORRISO

Programa de Socialização lúdico-pedagógico para criança e mães internadas em Enfermarias de Pediatria , ou noutras instituições de apoio às crianças.

OBJECTIVO

Melhorar o atendimento da criança e do adolescente hospitalizado, dentro de uma visão humanista em que se olha o paciente como um ser integral, que vai além do corpo físico, buscando atender às suas necessidades físicas, psíquicas e sociais, facilitando o processo de internamento e de tratamento e, simultaneamente, proporcionar um ambiente acolhedor para as crianças, promovendo a continuidade do ritmo de aprendizagem e aliviando o stress de internamento das suas mães ou acompanhantes.

Consiste, fundamentalmente, em sessões semanais de actividades de carácter lúdico e educativo de partilha de informações para o bem-estar das crianças e suas mães, através da diversão e confraternização.

As Sessões do Programa contemplam:

Leitura de Contos;
Animação;
Jogos de Interacção;
Expressão Plástica;
LOCAL

Enfermaria de Doenças Gerais (Hemato-Oncologia) – Hospital Central de Maputo.

HORÁRIO – De Segunda a Sexta

Das 10:30 às 11:30.

A LANCHEIRA SOLIDÁRIA | A MERENDA ESCOLAR

É uma iniciativa de produção de alimentos, através da mobilização, incentivo e capacitação  de moradores de bairros suburbanos carenciados para a sua autussuficiência  alimentar, para atender às suas e às necessidades das crianças dos 3 a 17 anos em suas comunidades. Principalmente, meninas dos 6 aos 17 anos que frequentam o ensino primário público em Moçambique.

OBJECTIVOS

Reduzir até 2020, as elevadas taxas de malnutrição e desnutrição crónica, de analfabetismo, aproveitamento e abandono escolares que afectam mais de metade da população moçambicana.

Melhorar, até 2020, a disponibilidade e condições alimentares de pelo menos 1 Milhão de crianças em todos o país.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

Incentivar e promover, nos próximos dois anos, o estabelecimento de hortas caseiras, e a produção de alimentos organicos de alto teor nutricional, em zonas periurbanas, suburbanas e rurais;

Estabelecer hortas caseiras, e  micro-farmas em bairros periféricos, em agregados familiares apoiados pela iniciativa LANCHEIRA SOLIDÁRIA | A MERENDA ESCOLAR;

Incentivar a plantio de, pelo menos, 2000 Árvores de fruta e 2000 sombra, em todos os bairros degradados e comunidades rurais apoiadas pela Plataforma MAKOBO;

Colaborar para a redução da malnutrição e desnutrição crónica de 43% para menos de 30% em 5 anos;

Colaborar para o aumento da retenção e aproveito escolares nas zonas suburbanas e rurais;

Aumentar, em 2 anos, a disponibilidade de alimentos nutritivos para mães e crianças dos 0 aos 5 anos de idade, em todos o país.

COMO FUNCIONA?

A. DEFINIÇÃO DOS CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE, E ABRANGÊNCIA

1. Critérios de elegibilidade e Identificação dos beneficiários

Os beneficiários foram seleccionados através de visitas domiciliárias, de Identificação e aferição das condições de vida dos agregados familiares que irão beneficiar, diariamente, das Merendas Escolares.

2. Abrangência

Esta iniciativa vai abranger 2000 Crianças, na Cidade, e  Província de Maputo, mais concretamente, nos Bairros dos Pescadores (Costa do Sol), Bairro Polana Caniço “A” (Maxaquene), e Bairro Patrice Lumumba (Machava), até finais de 2018. Pretendo abranger 1 MILHÃO de crianças, em todo país, até finais de 2020.

3. Definição dos beneficiários.

Os beneficiários directos desta iniciativa, são crianças dos 6 aos 17 anos de idade, comprovadamente carenciadas, a frequentarem o ensino primário público em Moçambique, apoiadas pelas iniciativas ESCOLINHA SOLIDÁRIA e SOPA SOLIDÁRIA.

Os beneficiários indirectosdesta iniciativa, são crianças dos 3 aos 17 anos de idade, irmãos, pais e encarregados de educação dos beneficiários directos.

B. O QUE CONTÉM CADA LANCHEIRA SOLIDARIA?

1.No Pacote de Adesão, a cada beneficiário é atribuída 1 Sacolinha Solidária + 1 Termo Solidário + 1 Bebedouro de água + 1 Escova de dentes + 1 Pasta dentífrica.

2.Cada lancheira contém: 1 Litro de Sopa + 1 Pão + 300 ml Água + 1 Fruta.

C. CONTRIBUIÇÃO DOS PAIS/EDUCADORES/ COMUNIDADE

1.Por cada Lancheira recebida, os pais/educadores devem plantar nos seus quintais:

a) 1 Horta Solidária – Orgânicas, com: Alho, Cebola, Cenoura, Couve, e Tomate.

b) 2 Árvores (1 árvore de Fruta e 1 árvore de Sombra);

D. INCUMPRIMENTOS/PENALIZAÇÕES

Não sendo um projecto assistencialista, de caridade, ou de apoio por tempo indeterminado, os agregados que não se disponibilizarem para aderir a iniciativa Horta Solidária, não serão contemplados com a MERENDA ESCOLAR. Os pais que se disponibilizarem a  aderirem, não cumprirem com as contrapartidas, os seus filhos perdem o direito à MERENDA ESCOLAR, e a LANCHEIRA SOLIDÁRIA ser-lhes-à retirada.

E. METAS

A meta da LANCHEIRA SOLIDÁRIA para 2018 é oferecer 2000 MERENDAS ESCOLARES.

O que significa:

Alimentar 2000 Crianças;
Plantar 2000 Hortas Caseiras.
Plantar 2.000 Árvores de Fruta; e
Plantar 2000 Árvores de Sombra.
A meta da LANCHEIRA SOLIDÁRIA para 2020 é oferecer 1MILHÃO de MERENDAS

O que significa:

Alimentar 1 Milhão Crianças;
Plantar 1 Milhão Hortas Caseiras.
Plantar 1 Milhão Árvores de Fruta; e
Plantar 1 Milhão de Sombra.

Ler mais
O ARTESANATO SOLIDÁRIO

Desenvolvimento de produtos, agregação de valor e ligações comerciais para indivíduos ou grupos de indivíduos de comunidade rurais, num propósito de valorização da cultura e conhecimento locais, criação de oportunidades de formação profissional e de emprego e auto-emprego e de diversificação de fontes de receitas para famílias desfavorecidas.

A nossa abordagem é orientada para o negócio e procura atingir resultados positivos em dez vectores de intervenção, que consideramos fundamentais:

Melhoria da interligação entre as diferentes etapas da cadeia de valores da produção manufacturada;

Identificação do potencial de negócio, gestão associativa e empreendedorismo;

Resgate e valorização cultural, alfabetização e educação não formal;

Promoção de actividades vocacionais profissionalizantes, da integração social e económica;

Melhoria da identidade e capacidade institucional, profissionalização dos produtores, gestão de recursos e da produção;

Reforço da capacidade criativa, desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento do produto, identidade e imagem do produto;

Representação comercial e facilitação de canais de distribuição;

Identificação e facilitação ao acesso às fontes de financiamento;

Identificação e facilitação de Parcerias Público/Privadas, Privadas/Privadas e de parcerias técnicas com instituições ou indivíduos detentores de “know-how” e/ou de mercado;

Estabelecimento de fundos de gestão participativa – acções de responsabilidade e sustentabilidade económica e social.

A PADARIA SOLIDÁRIA

Iniciativa de criação de oportunidades de formação profissional, de emprego e auto-emprego e, de diversificação de fontes de receitas para famílias desfavorecidas.

A Padaria Solidária, é uma actividade económica para a autonomia e sustentabilidade económica e financeira da Plataforma Makobo. Ela é, também, uma actividade complementar das iniciativas Sopa Solidária e Lancheira Solidária.

A abordagem é orientada para o negócio e procura atingir resultados positivos em dez vectores de intervenção, que consideramos fundamentais:

Melhoria da capacidade financeira e sustentabilidade da Plataforma Makobo;

Garantir o apoio à iniciativa Lancheira Solidária – A Merenda Escolar;

Formação profissional e condições de empregabilidade para os beneficiários da Sopa Solidária;

Promoção da produção local de farinhas (batata-doce, mandioca, e milho);

Identificação e facilitação de Parcerias Público/ Privadas, Privadas/Privadas e de parcerias técnicas com instituições ou indivíduos detentores de know-how e/ou de mercado;

Estabelecimento de fundos de gestão participativa – acções de responsabilidade e sustentabilidade económica e social.

DIGA NÃO À MENDICIDADE

Campanha “DIGA NÃO À MENDICIDADE”, é uma iniciativa em pareceria com o Município de Maputo e o Instituito Nacional de Apoio Social – INAS, e instituições da sociedade civil, com vista a inclusão económica e social de praticantes de mendicidade na Cidade de Maputo. Beneficia, principalmente, idosos, deficientes, adolescentes e crianças praticantes de mendicidade na Cidade de Maputo.

NÃO DÊ ESMOLA, DÊ CIDADANIA

“Caro Munícipe, automobilista e proprietário de estabelecimento comercial. DIGA NÃO À MENDICIDADE. Não dê esmola na VIA PÚBLICA – rua, semáforos, estabelecimentos comerciais ou outros locais públicos não credenciados. Informe aos praticantes da mendicidade para se dirigirem,  Centro de Trânsito da Malhangalene, sito na Av. Milagre Mabote N° 850 (entre a Escola Primária Completa 25 de Setembro, e Av. Joaquim Chissano), na Cidade de Maputo.”

A contribuição da Plataforma MAKOBO para esta iniciativa visa:

Melhorar apoio social em Moçambique;

Cadastrar os beneficiários;

Promover integração social e económica dos beneficiários;

Criar projectos de diversificação de renda nos Bairros de proveniência dos beneficiários (principalmente, através da produção de alimentos);

Melhorar o sistema de acção social básica em Moçambique.

Colabore connosco, encaminhando a sua ajuda para os parceiros abaixo, credenciados pelo Município de Maputo.

Plataforma MAKOBO | 84 130 53 90 | info@makobo.co.mz
Comunidade Muçulmana (Acção Humanitária) | 84 459 09 17 | 84 786 72 40 – Fixo 21 300 707 |
Organização Feminina Islâmica – 84 776 64 44 | 84 433 15 22 |
Alivio a Pobreza – 84 455 27 32 |
Força Juventude Universal – 84 619 87 42 |
TODAS AS SEXTAS-FEIRAS
Abrangência: 150 Pessoas.
Horário:
Cadastro dos beneficiários | 8H00,
Almoço | 11:30
Distribuição dos Cabazes semanais | 12:00.

Local:Centro de Trânsito da Malhangalene,
Endereço: Av. Milagre Mabote N° 850, Maputo.

Juntos Por Um País Mais Inclusivo, Tolerante e Solidário.

TROCA DE LIXO POR APOIO ALIMENTAR
SABIA QUE PODE TROCAR O SEU LIXO POR APOIO ALIMENTAR À PESSOAS CARENCIADAS?

É uma iniciativa que pretende reduzir o impacto do lixo no ambiente, promovendo “valor para o lixo” como forma de motivação para sensibilizar a sociedade civil, as pessoas no geral a separarem o lixo, tornando-o em uma forma alternativa de apoio social.

Através da campanha de recolha de resíduos para reciclagem conseguimos angariar receitas para prover alimentação nutritiva e digna para quem se alimenta dos restos de comida depositados nas lixeiras da cidade de Maputo.
Ao mesmo tempo que esta iniciativa oferece conforto a, ela permite amenizar o grave problema de
lixo urbano enfrentado pela nossa linda cidade e tem um grande impacto na redução do uso insustentável dos Recursos Naturais.

Ofereça Uma Sopa e Pão a um idoso, criança, mendigos ou famílias carenciadas, doando o seu lixo ou objectos em
plástico, papelão ou latas de alumínio.
DOE LIXO | ALIMENTE SONHOS
UMA SOPA SOLIDÁRIA =
5kg de Plástico.
e-ou
2 kg de Latas
JUNTOS SOMOS MAIS
Por Um País Mais Para Todos
A Natureza Agradece.
Contacto |

Partilhe-se

Sobre Nós

 A MAKOBO | A PLATAFORMA SOLIDÁRIA, é A PONTE PARA O FUTURO E SUSTENTABILIADADE DA “MARCA MOÇAMBIQUE”: Seu Capital Humano, Material, e Imaterial.

Um convite para a acção, para sensibilizar as pessoas a agirem, a se envolverem neste desígnio de um mundo de oportunidades iguais para todos – A Plataforma Colaborativa.

Contacte-nos

 Tel: +258 84 130 53 90
info@makobo.co.mz

 Horário:
8h ás 17:30

Parceiros

Apoiantes